Glasu!

Como pintar superfícies de madeira com esmalte sintético | Glasu!

Mulher pintando balcão de madeira com esmalte sintético.

Renovar móveis, objetos, portas e janelas de madeira nunca foi tão fácil quanto hoje em dia. A economia é um ponto importante para quem decide apostar nessa ideia. Mas não é só isso: essa escolha impacta também todo o ambiente, que ganha uma cara nova sem necessidade de troca ou descarte de materiais.

Para tornar esse momento de pintura ainda mais especial e fácil, criamos um guia com as dicas de nossos técnicos especialistas para te ensinar como pintar superfícies de madeira. Aqui, te ensinamos o que é esmalte sintético, como usar o esmalte sintético, como fazer o preparo da madeira e tudo o que você precisa saber para deixar aquele móvel ou porta novinho em folha! Sua casa bem cuidada, renovada, de um jeito simples e prático! Vamos lá?

Atenção para a lista de materiais:

Itens extras que podem te ajudar: fita crepe e Aguarrás 10%.

Passo 1: prepare o ambiente

Não esqueça de proteger seu espaço. Primeiro, retire os móveis e objetos de perto ou cubra-os com lona. Proteja também as partes que não devem ser pintadas com fita crepe, para que a tinta não borre e não se espalhe nos locais que não vão receber a tinta. Ah, e não se esqueça de proteger o chão para evitar gotas ou respingos de tinta.

Mulher lixando cadeira de madeira, preparando-a para a aplicação do esmalte.

Passo 2: lixar tudo!

Um dos passos mais importantes para quem vai pintar uma superfície de madeira é caprichar no uso da lixa. E isso acontece, pois, uma peça bem lixada receberá a tinta mais uniformemente, gerando um bom acabamento. Por isso, comece usando uma lixa mais grossa para remover pinturas e brilhos e dar mais porosidade para a madeira que vai receber a pintura.

Passo 3: corrigir imperfeições

Se depois de lixar você viu pequenos buracos ou desgastes na madeira, é necessário consertá-los para que a superfície de madeira fique bem homogênea e sem muitas imperfeições. Nossa dica aqui é simples: para corrigir todas as imperfeições da peça, aplique uma Massa para Madeira com a espátula e espere secar totalmente.

Depois disso, é só lixar uniformemente com uma lixa mais fina para deixar a superfície pronta para receber o acabamento com a tinta.

Mulher sentada no chão, aplicando esmalte sintético em uma cadeira de madeira.

Passo 4: limpeza

Agora vamos para a última etapa da preparação: umedeça um pano macio e passe por toda a madeira. Mas não precisa encharcar a peça, ok? Apenas remova o pó resultante do lixamento e as sujeiras que ficaram do processo de correção.

Passo 5: preparo da tinta

Se a sua madeira for nova e você não precisar fazer correções, a sua pintura começa por aqui, no passo 5. E se você já fez todos os passos anteriores, agora é a hora de começar a parte final!

Nesse momento você deve estar se perguntando: Por que eu devo usar esmalte sintético — também conhecido como “tinta esmalte” para pintar madeira? E a gente te responde: a tinta esmalte sintética é a tinta específica para usar em superfícies de madeira, ferro ou galvanizado, bem diferente da tinta utilizada para pintar paredes. A tinta esmalte garante o acabamento, durabilidade e qualidade da pintura dessas superfícies.

No nosso portfólio de produtos temos o Glasu! Esmalte Sintético Secagem Rápida, que já vem pronto para uso. Mas se precisar diluir, anote: utilize 100ml de Suvinil Aguarrás para cada 1L de esmalte sintético. Diluindo ou não, você vai precisar misturar bem com uma ferramenta em formato de régua até a tinta ficar bem homogênea.

Passo 6: bora aplicar a tinta!

A aplicação não é difícil: comece usando a trincha nos cantos. Depois disso, com o esmalte já preparado em uma bandeja, molhe o rolo de espuma, retire o excesso nas ranhuras da bandeja e pinte em faixas verticais até cobrir toda a superfície.

Passo 7: as demãos

Para cobrir a superfície por completo, você vai precisar de 2 a 3 demãos de tinta. Aguarde de 2 a 3 horas entre as aplicações de cada demão para que o acabamento fique mais uniforme e para que a camada que você passou possa aderir bem na madeira pintada antes de receber uma nova demão.

Mulher sentada no chão, limpando um balcão de madeira após a aplicação do esmalte.

Passo 8: secagem e limpeza

Se precisar limpar qualquer respingo de tinta, te entregamos aqui o segredo para facilitar o processo: utilize Aguarrás 10%! E para a secagem final, atenção: são necessárias 2h para a superfície estar seca ao toque, e 5h até secagem final. Agora, sim, você já tem uma superfície de madeira totalmente renovada, feita com as próprias mãos. Sucesso!


Precisa de ajuda ?