Glasu!

Como pintar uma parede em 5 passos

Se você chegou até essa página, parabéns! Provavelmente você escolheu pintar uma ou várias paredes de sua casa ou de outro ambiente. E essa é uma ótima decisão, pois além de ajudar a renovar o local, a pintura pode transformar a atmosfera de um jeito fácil.

Nesse guia vamos te ensinar um passo a passo de como pintar as paredes para que você tenha aquela sensação de dever cumprido ao ver o resultado. Não é difícil, e você vai ver que é muito legal colocar a mão na massa para deixar seu espaço encantador! Então, bora pintar!

Você vai precisar de:

  • Fita crepe
  • Lixas para parede
  • Trincha (também conhecida como pincel)
  • Rolo de pintura
  • Bandeja de pintura
  • Mexedor de tinta
  • Papel ou plástico para forrar o chão
  • Tinta Glasu!

Aqueles extras que podem te ajudar: lona, chave de fenda para a remoção de tomadas e interruptores, massa acrílica, espátula.

Tudo pronto? Então vamos lá!

Passo 1: prepare o ambiente

Antes de tudo: proteja seu espaço. Retire os móveis e objetos. Se não for possível, leve-os para o centro do ambiente e cubra-os com lona. Nada de manchar ou sujar o que você já conquistou.

Se você vai pintar apenas uma parede, atenção: é preciso proteger as superfícies do entorno com fita crepe, para que a tinta não borre ou não se espalhe no teto ou no rodapé, por exemplo. Dê atenção especial para os cantinhos! Paredes que têm portas, janelas, espelhos que não saem ou tomadas e vão receber a pintura demandam mais cuidado: pode passar fita crepe em tudo! Assim, você também evita que elas fiquem manchadas. E ah, último item da lista, mas não menos importante: não se esqueça de proteger o chãopara evitar possíveis respingos de tinta.

Mulher segurando um balde de tintas e pintando uma parede azul para branco.

Passo 2: prepare a parede

Aquele resultado que dá orgulho de ver tem um segredo: paredes bem preparadas! Por isso, é preciso checar se as superfícies estão sem umidade, mofo ou nenhum estufamento. Se for necessário, tire as tintas anteriores que estiverem descascando com uma espátula. Você pode também ajustar o que não estiver nivelado com massa acrílica: é só passar, esperar secar e depois lixar. Se você têm dúvidas de como usar esse produto, a gente te ajuda: confira esse guia que fizemos sobre como usar massa acrílica.

Caso a repintura seja básica, sem necessidade de tratar a superfície anterior, apenas lixe a parede, retire o pó com um pano úmido e espere secar. E então, paredes prontas a serem pintadas!

Casal preparando uma parede para pintura.

Passo 3: a tinta

Para preparar a tinta, tudo vai depender do produto que você estiver utilizando. Se você for pintar com o Glasu! Máxima Eficiência a diluição terá que ser feita com 20% de água potável, ou seja, para cada 1 litro de tinta Glasu!, adicione 200 ml de água. Uma dica importante: dilua a tinta aos poucos — apenas a quantidade que você vai usar em cada demão — em um recipiente separado. Assim, caso sobre tinta no final da pintura, você vai conseguir guardar por muito mais tempo. Depois de adicionar a água e a tinta em um recipiente, você precisa misturar bem essa combinação. Quando já estiver bem misturado, coloque o líquido aos poucos na bandeja de pintura.

Agora, se você for usar o Glasu! Pintura Essencial, não é necessário fazer a diluição com água pois o produto já vem pronto pra uso. Então é só misturar bem a tinta pra ela ficar homogênea e colocar aos poucos na bandeja de pintura.

Vamos ao processo principal! Nossos técnicos especialistas dão a dica: comece com a trincha (o famoso ”pincel de pintura”). É só fazer assim: mergulhe na bandeja de tinta, retire o excesso, e comece aplicando a tinta pelas laterais da parede, pelos cantos e pelas bordas— pois isso ajuda a evitar desnivelamento do revestimento.

Depois, use o rolo: após mergulhar o rolo na tinta e tirar o excesso nas ranhuras da bandeja, atenção: no primeiro contato do rolo com a parede, o ideal é fazer uma letra N, distribuindo bem o produto do chão ao teto. Em seguida, volte com o rolo preenchendo todos os espaços. É só repetir esse processo até cobrir tudo. Lembrete: os nossos profissionais recomendam usar o rolo sempre de baixo para cima.

Passo 4: número de demãos e tempo de secagem

Se a parede escolhida estiver em um tom muito mais escuro do que o que você escolheu pintar, talvez você precise de uma demão de tinta branca ou cinza por baixo para criar um “fundo.” É o caso de quando escolhemos repintar uma parede com um tom amarelo sobre o preto, por exemplo.

Se a superfície já estiver com um tom mais neutro e claro, será preciso de duas a três demãos de tinta para o resultado ficar ideal.

Sempre respeite o tempo de secagem entre demãos. Consulte essa informação no verso da embalagem de cada produto. Dependendo da tinta Glasu! escolhida você vai ter que esperar 2 horas para secar ao toque, mas para passar uma nova demão é melhor aguardar 4 horas.

Mulher passando o rolo de pintura em uma parede clara.

Passo 5: Secagem final e retoques

Ufa!! Que sucesso de pintura! Após acabar a última demão retire a fita crepe com cuidado, começando pelas bordas. Se for necessário, faça alguns retoques utilizando a trincha ou um pincel menor. Atenção para um último detalhe: o tempo de secagem final! Depois de passada a última camada de tinta, a superfície é considerada totalmente seca após 12h. Nesse intervalo de tempo, evite encostar na parede. Agora que a pintura está pronta é só curtir muito seu novo espaço!


Precisa de ajuda ?