Glasu!

Acabamentos de tinta: saiba qual a diferença entre eles | Glasu!

Homem pintando, com um rolo de pintar, uma parede da cor laranja.

Semibrilho, fosco e acetinado são os tipos de acabamentos para paredes que você vai encontrar no mercado.

Pintar as paredes é um dos jeitos mais rápidos e práticos de mudar a cara de um ambiente. E tem mais: e essa é uma daquelas reforminhas que você mesmo pode fazer sem gastar muito! Mas, aí você escolhe as cores e na hora de comprar as tintas descobre que existem vários tipos de acabamento. Calma! A gente te ajuda a entender cada um deles e te ensina a escolher a melhor opção para o seu ambiente. Confira!

Acabamento de tinta semibrilho

A tinta com acabamento semibrilho possui mais brilho que as outras e reflexos intensos, devido a maior quantidade de resina em sua composição. Por causa da aparência mais brilhante, pode realçar eventuais imperfeições na superfície, por isso, é indicada para paredes bem lisinhas. Além disso, tem uma boa resistência à umidade e, por causa disso, evita a proliferação de mofo no ambiente. Também é mais resistente ao desbotamento e ao aparecimento de manchas, por isso, deixa as cores vivas por mais tempo.

Balde de tinta e pincel, molhado com tinta azul, sobre uma escada. Na parede, 3 tons de azul.

Como é mais impermeável do que uma tinta fosca, o acabamento semibrilho protege e aumenta a vida útil da pintura. Pode ser usado em áreas externas e em ambientes internos. É uma boa opção para áreas que têm alta circulação ou que sujam muito como cozinhas e corredores, por exemplo, porque é um acabamento resistente a arranhões e que deixa as paredes mais fáceis de limpar.

Se você está preocupado com a intensidade do brilho, saiba que isso depende da quantidade de demãos aplicadas — quanto mais camadas de tinta, mais brilho terá a parede. No catálogo da Glasu!, a tinta acrílica Glasu! Brilho Prático tem esse tipo de acabamento.

Acabamento de tinta fosco

Esse é o acabamento preferido de todos e é ideal para quem prefere um visual opaco para as paredes. Como não tem brilho, é uma boa opção para disfarçar superfícies com imperfeições, deixando uma aparência muito mais uniforme. Esse tipo de acabamento também é mais fácil de aplicar. Se você escolher uma cor escura, é melhor optar pelo acabamento fosco, já que essas tonalidades costumam evidenciar as falhas da parede em um acabamento semibrilho.

Como as tintas com esse acabamento têm uma porosidade natural, a sujeira tende a aderir mais e torna a limpeza um pouco mais trabalhosa se comparada com as de acabamento semibrilho. Por isso, para pintar com acabamento fosco escolha um lugar que não costuma sujar com tanta frequência. No portfólio da Glasu! há três tintas de parede com esse acabamento: Glasu! Máxima Eficiência, Glasu! Muda Fácil e Glasu! Pintura Essencial.

Pincel sendo molhado em uma lata com tinta verde.

Acabamento de tinta acetinado

Já o acabamento acetinado reflete pouca luz e tem um brilho intermediário entre o fosco e o semibrilho. Esse tipo de tinta tem boa resistência à umidade e facilita a limpeza, que pode ser feita com um pano úmido apenas. No visual, remete à textura do cetim se for bem aplicada, daí seu nome.

Como tem um leve brilho, o acabamento acetinado evidencia as imperfeições da parede, mas não tanto quanto o semibrilho. Por isso, é importante fazer um bom preparo da superfície antes da pintura. Ela é um pouco mais trabalhosa de aplicar, por isso a recomendação é contratar um profissional para fazer esse serviço. O acabamento acetinado também é indicado para áreas internas e externas e pode ser aplicado em paredes, tetos e até rodapés. Com esse acabamento você garante um ambiente mais sofisticado.

Agora que você já sabe as diferenças entre os três tipos de acabamento principais, pode escolher sua tinta sem medo e renovar seu ambiente! No portfólio da Glasu!, você encontra produtos que vão te ajudar nessa empreitada.


Precisa de ajuda ?