Glasu!

Cores para pintar a sala: dicas e ideias | Glasu!

Superfície de madeira sendo pintada, através de um pincel, com esmalte sintético

Um guia que vai te ajudar a definir o tom ideal e uma seleção de projetos coloridos para você se inspirar.

A gente sabe que a sala é o principal ambiente de muitas casas. É onde a família se reúne para assistir TV ou o lugar em que você quer relaxar depois de um dia corrido no trabalho. Por isso, a sala merece uma atenção especial na hora de escolher a cor das paredes. Mas, se você tem dúvidas sobre como fazer isso, a gente te ajuda com algumas dicas simples de pintura e inspirações lindas!

Na verdade, não existem regras quando o assunto é cor. A escolha deve ser feita de acordo com o seu gosto, o estilo da decoração e a sensação que você quer ter no ambiente. Por exemplo, se a ideia é criar uma sala com atmosfera tranquila e relaxante, tons de azul e verde são uma boa opção. Para uma vibe mais intimista e aconchegante, os tons terrosos são ótimos! Agora, para criar um clima vibrante e estimulante, aposte em amarelos, vermelhos e laranjas — estes combinam super bem em casas na praia e no campo!

Leve em conta também os móveis que você já tem ou o estilo das peças que pretende comprar para decorar a sala. Um estilo clássico, por exemplo, pede tons mais neutros, já que os móveis costumam ter muitos detalhes. Mas, se você não liga para o excesso de informações, vá sem medo nos tons mais acesos. Já as peças de desenho mais simples combinam com qualquer tonalidade e fazem bonito com paredes de cores intensas.

Para te ajudar a ter ideias diferentes e renovar a sala da sua casa, separamos alguns ambientes com paletas variadas. A gente também separou o nome das cores da Glasu! correspondentes em cada um deles. Assim, se você gostar de algum, já sabe as cores que precisa comprar. Confira!

Sala com cores suaves

Sala com cores suaves, sendo uma parede pintada com laranja claro.

Crédito da imagem: Cody Guilfoyle

Nesta sala, um laranja bem clarinho foi o tom escolhido para colorir uma das paredes — as outras e o teto ficaram com o branco. Repare que o tapete repete a mesma família de cor, mas em versão mais fechada. Esse é um bom truque para deixar a paleta harmônica. Já a cor escolhida para o sofá foi um inesperado azul, criando uma combinação diferente. No portfólio da Glasu!, a cor Pêssego é a escolha certa para copiar esse efeito!

Sala com tons claros, como bege, branco e cinza.

Crédito da imagem: Article

O estilo escandinavo é uma tendência na decoração e se você quer uma sala com essa pegada, a gente te mostra como! A paleta de cores deve ser de tons claros, como bege, branco e cinza, e os móveis e acessórios podem ter texturas variadas para criar uma sensação aconchegante. Aqui, a parede recebeu um tom de cinza clarinho até a parte mais alta, deixando uma faixa branca que emenda com o teto. Se você quer recriar esse décor na sua sala, aposte na cor Gelo da Glasu!.

Canto de leitura, em uma sala, com paredes pintadas com bege suave.

Crédito da imagem: Alt

Aqui, um canto de leitura na sala com estilo natural. As mesinhas e a poltrona de madeira clara já dão um caminho para a escolha da cor da parede. A ideia foi criar uma decoração delicada, sem muitos contrastes, por isso, o tom escolhido foi um bege suave. No catálogo da Glasu!, a cor Areia corresponde a essa tonalidade.

Sala com tons de cinza. O ambiente possui folhagens, diversos itens e um cão deitado sobre um sofá.

Se você é fã de tons neutros, saiba que não é preciso ficar só no tradicional branco na hora de pintar as paredes da sala. A cor Foto Antiga da Glasu! é uma boa opção para isso. Como se trata de um cinza claro funciona bem como pano de fundo para qualquer estilo de decoração. Nesta sala, os detalhes em preto e de madeira clara se destacam.

Sala pintada com tom de verde leve, contendo sofá cinzas e objetos em madeira clara.

Crédito da imagem: @keeelly91

Um verde leve também é uma ótima cor para pintar a sala. Isso porque esse tom combina com quase tudo, além de criar uma deliciosa sensação de bem-estar no ambiente. Nesta sala, um sofá cinza (que é um curinga na decoração) serve de base para detalhes de madeira clara e objetos decorativos de textura natural. Quer fazer igual na sua casa? Então, escolha a cor Torta de Limão no catálogo da Glasu!.

Sala pintada e decorada com objetos de tons terrosos.

Crédito da imagem: Colomb Design

O tom sobre tom é um truque de decoração charmoso para quem quer inserir cores na sala, mas sem ousar muito. A dica, aqui, é replicar o mesmo tom da maior peça do ambiente — no caso, o sofá — mas em uma versão mais clara ou mais escura. Nesta sala, a inspiração são os tons terrosos, que dialogam também com as peças de madeira e funcionam muito bem com o verde das plantas. Aliás, se a ideia é encher o espaço de plantas, os tons terrosos são a escolha certa! No portfólio da Glasu!, a cor Bicho de Pé pode recriar um efeito bem próximo deste da foto.

Sala com tons de verde, cinza e branco. No fundo, a maior parede está pintada de verde.

Crédito da imagem: Lepšie Bývanie

Nesta sala, um verde um pouco mais pronunciado foi a escolha para colorir apenas uma das paredes. Esse é um recurso, aliás, para quem quer inserir cor no ambiente de um jeito mais comedido. Escolha a parede de maior destaque e invista nela, deixando as outras em branco. Na decoração, tons delicados complementam. A cor Verde Piscina, da Glasu!, é a escolha ideal para copiar essa ideia!

Sala com cores claras e com decoração de poucos contrastes.

Crédito da imagem: Wimke

Nesta sala, nada de muitos contrastes. Uma paleta neutra foi a escolha certa para criar um ambiente leve e elegante. A cor Pérola, da Glasu!, é bem próxima desta da foto e uma boa ideia para quem quer criar uma atmosfera assim na sala. A composição e quadros na parede, a cortina e os móveis também são em cores clarinhas para acompanhar a paleta.

Sala com cores marcantes

Sala com parede pintada com cor azul intenso. Um sofá amarelo mostarda dá contraste no ambiente.

Crédito da imagem: Willow & Hall

Para dar personalidade à sala, nada melhor do que escolher uma cor marcante. Neste ambiente, um azul intenso chama a atenção e destaca o sofá amarelo mostarda. Uma dupla de cores diferente do trivial, mas cheia de charme. Quer um azul assim para a sua sala? Aposte na cor Maré Alta, da Glasu!.

Sala com paredes pintadas com um tom de laranja vibrante e com decoração de estilo boho.

Crédito da imagem: Jungalow

Outro tom marcante, mas dessa vez mais aceso. Um laranja vibrante toma conta de todas as paredes dessa sala com decoração de estilo boho. Cheio de elementos e texturas, o ambiente tem um clima aconchegante e alegre. Repare como o verde das plantas se destaca. No catálogo da Glasu!, a cor Cenoura é bem parecida com esta!

Sala pintada com vermelho e decorada com materiais naturais, como algodão, palha e madeira.

Crédito da imagem: Robert McKinley Studio

Vermelho é uma cor pouco usada na decoração, mas, se bem dosada, pode ficar linda. A gente mostra como! Nesta sala, o tom aparece em uma versão mais fechada e cobre até o teto. Para criar um ar mais despojado, entram os materiais naturais, como algodão, palha e madeira. Tudo bem equilibrado e elegante. No portfólio da Glasu!, escolha a cor Urucum.

Sala pintada com um tom de verde mais fechado e decorada com alguns objetos da cor rosa.

Crédito da imagem: Coté Maison

Verde e rosa é uma combinação diferente, mas que pode ficar linda na sala, como mostramos nesta imagem. O segredo está em saber escolher bem a intensidade das cores. O verde mais fechado cria uma atmosfera sóbria, enquanto o rosa delicado traz um toque doce para a decoração. O Verde Amazônia da Glasu! é uma cor linda e a aposta certa para recriar esse décor em casa.

Sala com duas cores ou mais

Sala com paredes pintadas meio a meio com dois tons de laranja. Um mais claro e outro mais escuro.

Crédito da imagem: Hunker Home

Além de escolher novas cores para a sala, você pode fazer uma pintura diferente. Aqui, a parede de meia parede traz charme para decoração. Dois tons de laranja foram a escolha para o espaço e a mesma paleta guiou a cor dos móveis. No portfólio da Glasu!, as cores Cenoura e Pêssego, fazem uma dupla linda de tom sobre tom como esta!

Sala com pintura circular e decorada com tons de cinza.

Crédito da imagem: Vtwonen

A pintura circular é a protagonista da decoração desta sala. A inspiração é o estilo industrial, mas o toque dourado de algumas peças traz certa leveza. Os dois tons de cinza se complementam e criam um fundo bonito para os quadros e espelhos na parede. Quer fazer igual? Escolha as cores Gelo e Foto Antiga da Glasu!.

Sala com paredes pintadas meio a meio de branco e rosa clarinho.

Crédito da imagem: Skona Hem

O rosa clarinho, ou pink millennial, é um tom que está em alta na decoração há algum tempo. Isso porque ele é capaz de criar um clima suave no ambiente, além de ser fácil de combinar. Nesta parede, a cor vai até a parte mais alta e emenda com branco. No catálogo da Glasu!, a cor Bicho de Péé um rosa delicado como este.

Sala com pintura geométrica, composta por diferentes tons de rosa.

Crédito da imagem: Leroy Merlin France

Aqui, outra proposta para usar rosa nas paredes da sala. A pintura geométrica também é uma tendência na decoração e um jeito fácil e econômico de renovar de um jeito diferente qualquer ambiente. As cores Urucum, Bicho de Pé e Pêssego, da Glasu!, formam um trio harmonioso para criar uma pintura nesse estilo.

Sala com parede pintada meio a meio com um tom terroso e outro neutro.

Crédito da imagem: @_finntage

Nesta sala, mais uma ideia de meia parede que você pode copiar em casa. Um tom terroso e um neutro formam uma dupla contrastante e linda. Veja como fica interessante o sofá e a luminária em tons de azul. Vale a pena sair fora da caixinha e testar novas possibilidades. Amêndoa Fresca e Algodão Egípcio são cores correspondentes no catálogo da Glasu!

Essas ideias e referências de pintura que trouxemos aqui são para te inspirar e ajudar na escolha do estilo e das cores que você vai aplicar na sua casa. Esperamos que essas referências tenham te ajudado a se inspirar e encontrar aquilo que você estava precisando para dar o próximo passo rumo a pintura da sua sala.


Cores usadas

Foto Antiga

RM218

Bicho De Pé

RM208

Torta De Limão

RM216

Verde Piscina

RM137

Urucum

RM209

Mare Alta

RM215

Amêndoa Fresca

RM207

Verde Amazônia

RM217

Pérola

RM015

Cenoura

RM159

Algodão Egípcio

RM009

Gelo

RM012

Areia

RM003

Pêssego

RM022

Precisa de ajuda ?