Glasu!

Cores no quarto: dicas para escolher cores e 14 ideias de pintura para se inspirar

Além do estilo da decoração, é preciso levar em conta a sensação que você quer criar no ambiente.

Pare e pense: em qual ambiente você fica mais tempo na sua casa? É provável que a resposta tenha sido o quarto, né? Isso porque passamos uma boa parte das 24 horas do dia dormindo. Então, esse tempo precisa ser bem aproveitado. E as cores podem ajudar muito nisso!

É que as cores são capazes de estimular sensações e criar atmosferas diferentes. Por isso, escolher o tom ideal para pintar as paredes do quarto exige cuidado. Mas, nós vamos te ajudar com isso!

Antes de mais nada, pense no tipo de ambiente que você quer criar. Para um quarto relaxante, calmo e acolhedor, tons de azul e lilás podem ajudar. Agora, se você curte uma injeção de energia logo pela manhã, pense numa paleta de amarelos. Mas, se a ideia é criar um casulo intimista, que tal tons mais fechados, como cinzas e marrons?

Além disso, tem os verdes que são sinônimo de saúde e bem-estar, os rosados que trazem afetividades e os neutros, sempre calmos e tranquilos. Não importa a cor que você escolher, uma boa dica é sempre levar em consideração a iluminação do quarto que será pintado e as outras cores que já estão no ambiente. Isso porque a luz interfere na nossa percepção da cor e também porque as cores nunca estão sozinhas, ou seja, todas as cores que a acompanham podem influenciar na forma como a percebemos.

Por exemplo, se o seu quarto tem uma boa entrada de luz natural, pode ser que você tenha uma percepção de que a cor é mais clara do que parece. O oposto acontece quando não há tanta luz natural, a cor pode ficar um pouco mais escura do que parece. Por isso, preste atenção nesses detalhes antes de escolher a sua cor e pintar o seu quarto.

Bem, agora que você já viu algumas dicas de como escolher a cor do quarto, preparamos uma seleção de quartos coloridos e de diversos estilos para te inspirar. Confira!

Quarto de casal com parede pintada de rosa chiclete. A cama possui roupa de cama em tom de azul.

Crédito da imagem: Just Wanna Have Fun, @justwannahavefun.se

Começamos com um quarto todo rosa. Aqui, a delicadeza toma conta do espaço e a roupa de cama ajuda a compor essa atmosfera, com toques de laranja, amarelo e lilás. Para fazer uma parede como essa no seu quarto, aposte na cor Bicho de Pé, da Glasu!.

Quarto de casal com parede pintada de azul claro. A cama possui mantas e cobertores na cor azul.

Crédito da imagem: Ikea

Repare na atmosfera calma e tranquila que este quarto tem. A cor azul é responsável por isso. Da parede à roupa de cama, o tom colore o ambiente e foi complementado com detalhes brancos e peças de textura natural. No catálogo da Glasu!, escolha a cor Ar Gelado é para criar uma pintura como esta.

Quarto de casal com a parede pintada com um cinza escuro. O piso desse quarto é branco.

Crédito da imagem: Feminina DK

Com um visual contemporâneo e moderninho, este quarto aposta no contraste entre a parede escura e o piso branco. O tom bem fechado contribui para a atmosfera sóbria do espaço. A cor Terno Cinza, da Glasu!, é bem parecida com esta da foto.

Quarto de casal com parede amarelo bem clara. As roupas de cama também possuem tonalidade amarela.

Crédito da imagem: Real Homes

Para quem prefere manhãs ensolaradas a noites estreladas, um amarelo suave pode ser a escolha certa! Neste quarto, o tom colore a parede e se espalha pela decoração e roupa de cama. No portfólio da Glasu!, aposte na cor Sol da Manhã.

Quarto de casal com as paredes pintadas com um verde neutro e claro. Paredes e teto são de madeira.

Crédito da imagem: Homes to Love

Das paredes ao teto, um verde clarinho toma conta deste quarto, que tem um delicioso clima de bem-estar. A roupa de cama de tecido rústico e as plantas completam o visual campestre do ambiente. Gostou desse tom? Então, procure pela cor Verde Piscina, da Glasu!.

Quarto de casal pintado com rosa chiclete. O teto do quarto é alto, de madeira e forma triangular.

Crédito da imagem: Swiss Sense

Aqui, outra vez um tom de rosa, mas em uma proposta diferente, um pouco mais rústica. Por isso, os detalhes em laranja da roupa de cama combinam super bem e aquecem ainda mais a paleta. A cor Bicho de Pé, da Glasu!, é a escolha certa para criar essa atmosfera.

Quarto de casal com as paredes pintadas de um tom de amarelo que lembra palha.

Crédito da imagem: Souraya, @bintihome

Para quartos pequenos, nada melhor do que tons claros. É que matizes mais abertas e suaves criam sensação de amplitude. Neste ambiente, a parede recebeu uma pintura bege, bem delicada, quase do mesmo tom dos móveis. No leque da Glasu!, procure pela cor Pérola.

Quarto de casal com tons terrosos. A cama possui colcha vermelha e cabeceira de madeira pinus crua.

Crédito da imagem: Casa Comodo

Com um estilo rústico, este quarto esbanja charme ao misturar textura de madeira com tons terrosos. Na parede, um marrom avermelhado cria um clima aconchegante. Quer fazer igual? Aposte na cor Amêndoa Fresca, da Glasu!

Quarto de casal com o teto pintado em uma cor vinho e as paredes divididas em tons de verde.

Crédito da imagem: Argile

Três tons fechados envelopam este quarto e criam um ninho aconchegante. No teto, a cor vinho aquece o espaço enquanto dois tons de verde colorem as paredes. Uma mistura inusitada e elegante. No portfólio da Glasu!, as cores correspondentes são: Urucum, Verde Mineral e Cacto Mandacaru.

Quarto com a parede inferior pintada com amarelo claro e a superior com amarelo solar intenso.

Crédito da imagem: Farrow and Ball

Para os fãs de amarelo, mais uma sugestão para usar a cor no quarto. Desta vez, em uma pintura com duas cores em uma meia parede. Na parte mais alta da parede, um amarelo vibrante e na área da cabeceira, um tom bem clarinho, puxando para o palha. As cores Amarelo Ouro e Sol da Manhã, da Glasu!

Quarto com cama de casal pintado com tons de laranja.

Crédito da imagem: Secret Linen Store

Simples e aconchegante, o segredo da decoração deste quarto está na pintura da parede. Aqui, dois tons alaranjados dividem espaço e criam um fundo interessante para destacar a cabeceira preta. Escolha as cores Amêndoa Fresca e Pêssego, da Glasu!, para fazer igual!

Quarto com parede pintada com um verde natural.

Crédito da imagem: Debenhams

Este quarto prova como os tons de verde, além de versáteis, são ótimos para criar um clima de descanso e descompressão. A maior parte da parede recebeu uma versão escura da cor e na lateral, a faixa clara traz um toque de leveza. As cores Torta de Limão e Verde Amazônia, da Glasu!, formam uma dupla tão linda quanto esta da foto.

Quarto infantil com parede de trás pintada com um verde natural médio e a outra com tons de cinza.

Crédito da imagem: Light 4 Fun

Nos quartos infantis, as possibilidades de cores são ainda mais amplas, já que os pequenos adoram estímulos visuais. Neste quarto montessoriano, um verde pistache colore a parede principal, fazendo alusão ao tema natureza, que permeia o décor. A cor Trevo da Sorte, da Glasu!, é bem parecida com esta.

Quarto infantil pintado com um verde água claro.

Crédito da imagem: Michelle Carlslund

Aqui, um quarto de bebê delicado e lúdico. O berço branco se destaca na parede pintada com um verde azulado. A cor neutra, além de criar sensação de amplitude, é atemporal e pode acompanhar o pequeno durante várias fases sem cansar. No catálogo da Glasu!, a cor Verde Mineral também pode criar esse efeito.

E aí, já sabe por onde começar? Esperamos que você tenha encontrado as referências que precisava para realizar a pintura no quarto e deixar a sua casa do jeito que você sempre sonhou!


Cores usadas

Bicho De Pé

RM208

Torta De Limão

RM216

Verde Mineral

RM223

Verde Piscina

RM137

Terno Cinza

RM220

Urucum

RM209

Amêndoa Fresca

RM207

Cacto Mandacaru

RM224

Verde Amazônia

RM217

Ar Gelado

RM213

Pérola

RM015

Sol da Manhã

RM205

Trevo da Sorte

RM162

Pêssego

RM022

Amarelo-Ouro

RM053

Precisa de ajuda ?